Quem sou eu

Minha foto
Um blog voltado para professores de matemática e admiradores. Visando a interação de conhecimentos no despertar do aprendizado matemático e afins.

UCA - MS

O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.








http://youtu.be/dDiNMKrRBec











UCA - MS - Minha Experiência com Ferramentas Interativas
Minha primeira experiência com ferramentas interativas foram através do Orkut, MSN e Blog, Sendo que o Blog OSUPERMATEMA é uma das  ferramentas interativas mais importantes para o meu uso, com o objetivo de socializar atividades lúdicas no ensino da aprendizagem matemática, voltadas ao auxílio e atendimento dos professores envolvidos no Projeto "Além das Palavras".
Minhas expectativas são as mais otimistas possíveis, acreditando que o uso frequente destas ferramentas interativas, serão de grande contribuição para o ensino de qualidade a todos o estudantes.

Projeto UCA - Klogo - Ponta Porã - MS




PERGUNTAS
• Que ideia ou conceitos centrais você identifica no texto do link “Ideias”? educar é muito mais do que apenas transmitir informações, mas também formar cidadãos críticos, questionadores e formadores de opiniões, ou seja torná-lo um cidadão pronto para o futuro.
• Por que as ideias desses autores foram selecionadas para abrir o módulo? Para estimular nos professores a maneira de se trabalhar em sala de aula no dia-dia, com objetivo em formar cidadões críticos, reflexivos, questionadores; exercitar o diálogo, o aprender a falar, ouvir, considerar a opinião dos outros e ampliar suas idéias. Esperando com isto estar contribuindo para o surgimento e amadurecimento de novas gerações que também queiram entender o mundo em que vivem e sua diversidade.


• Qual o papel da pergunta na sala de aula? Mantém os estudantes atentos porque a qualquer momento podem ser solicitados. Podemos transformar nossas aulas interessantes e diferenciadas, objetivando o envolvimento dos alunos com as aulas, quanto mais eles participam das aulas, mais se sentirão responsáveis pelo aprendizado.“Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.” Quem nunca ouviu essa frase que faz parte da vinheta do Canal Futura? De acordo com o método dialético de Sócrates (técnica de perguntar, responder e refutar) ”ensinar é perguntar” e neste sentido é necessário uma reflexão sobre o papel da pergunta em sala de aula: [...]

"Avaliando a minha aula com uso do laptop”




Aula foi executa aos dezenove dias do mês de agosto do ano de dois mil e onze, na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira no 3° ano do ensino fundamental turma A, pela professora Lourdes Fontoura que se colocou a disposição e autorizou minha entrada para observação e avaliação desta aula.

O planejamento da professora Lourdes segue o seguinte roteiro: a execução da aula foi planejada para 100 minutos, as atividades desenvolvidas pelos estudantes utilizando o laptop serão: a) Utilizar o Kword com objetivo de fazerem a reescrita do texto Potyra.        b) Pesquisar no Google imagens de índios. c) usar o laptop para que o estudante tire sua foto. d) Salvar no Kpaint sua foto e enfeita - lá como um guerreiro índio.

Pontos Positivos: No momento que os alunos estavam realizando reconto do texto Potyra no laptop utilizando o kword, os mesmos já tiravam dúvidas com a professora sobre a ortografia correta.

Dificuldades encontradas: Alguns laptops descarregaram a bateria, ficando alguns alunos sem terminar atividade, não foi executada a atividade pesquisa de imagem devido um problema na escola  de conexão da internet e existem alguns estudantes ainda que não sabem ligar e encontrar e abrir o programa.

O que mudaria da aula planejada e desenvolvida: Verificaria a carga da bateria dos laptops antes da execução da aula, invés de solicitar para os alunos pesquisa na internet imagens de índios, poderia estar solicitando que os mesmo fizessem busca de vídeos relacionados ao texto Potyra e posteriormente fazer uma socialização quando a dificuldades encontradas para fazer o reconto e solicitaria aos estudantes fazerem exposição das atividades desenvolvidas.

“Refletindo sobre projetos na Escola”


São Projetos Educacionais que possuem uma tecnologia educacional bem estabelecida e sabemos como e porque utilizá-los. Sabemos planejá-los e executá-los. Temos objetivos para utilizá-los e estratégias para conduzi-los. Tudo isso nos dá segurança para desenvolvê-los e nos permitem a ação de múltiplos agentes (interdisciplinaridade, transdisciplinaridade).


Projetos possuem várias etapas, vários atores e muitas ações simultâneas ou não. Tudo isso permite que diferentes recursos tecnológicos compareçam em diferentes momentos e situações. Isso nos permite atingir um número maior de atores potenciais para o uso das tecnologias e facilitam a aprendizagem colaborativa de alunos e professores. As tecnologias têm a característica natural delas: apoio ao desenvolvimento, à aprendizagem, ao “fazer”; são “instrumentos para potencializar as ações” e não objetivos em si mesmas.


É no “aprender a aprender” e no “aprender a fazer” que as tecnologias são aprendidas, e a aprendizagem colaborativa é fundamental para esses processos. Os projetos têm naturalmente a característica de aprendizagem colaborativa e permitem que não apenas os alunos aprendam colaborativamente, mas também os seus professores.